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Vendas de elétricos e híbridos plug-in atingem 44% de participação na China

BYD Dolphin Mini superou o Tesla Model Y e assumiu a liderança entre os carros elétricos em abril

As vendas de carros elétricos e híbridos plug-in na China continuaram a crescer a um ritmo consistente em abril, permitindo que a participação de mercado aumentasse significativamente.

De acordo com os dados da EV Volumes, compartilhados pelo pesquisador José Pontes, quase 704.000 novos carros eletrificados plug-in de passageiros foram registrados na China em abril. Isso representa cerca de 30% a mais do que há um ano, enquanto a participação de mercado foi de 44%, em comparação com 35% em abril de 2023.

Em abril, os registros de carros totalmente elétricos aumentaram 10% em relação ao ano anterior, para cerca de 415.000, representando cerca de 26% do volume total do país e 59% de todos os plug-ins.

A principal força de crescimento são os híbridos plug-in, que aumentaram 65% em relação ao ano anterior, para cerca de 290.000.

Registros de carros plug-in para o mês (variação ano a ano):

  • Elétricos: cerca de *415.000 (aumento de 10%) e 26% de participação de mercado
  • Híbridos plug-in: cerca de *289.000 (aumento de 65%) e 18% de participação de mercado
  • Total: 703.788 (aumento de 30%) e 44% de participação de mercado

* Estimado com base na participação de mercado

Durante os primeiros quatro meses do ano, mais de 2,5 milhões de novos carros elétricos e híbridos plug-in foram registrados na China (um aumento de aproximadamente 32% em relação ao ano anterior). Isso representa cerca de 40% do mercado total de carros.

Registros de carros plug-in de janeiro a abril (variação anual):

  • Elétricos: cerca de *1,65 milhão e 26% de participação no mercado
  • Híbridos plug-in: cerca de *0,89 milhão e 14% de participação de mercado
  • Total: 2.539.118 (aumento de 32%) e 40% de participação de mercado

* Estimado com base na participação de mercado

Para referência, em 2023, mais de 8 milhões de novos carros eletrificados plug-in foram registrados na China (46% a mais do que em 2022), o que representou cerca de 37% do volume total (em comparação com 30% em 2022, 15% em 2021 e 6,3% em 2020).

Como escrevemos anteriormente, considerando o forte início do ano, 2024 deve ser ainda melhor, provavelmente ficando acima de 10 milhões de unidades de NEVs.

Vendas por modelos

Os carros mais vendidos na China são plug-ins – família BYD Song (54.300), família BYD Qin Plus (46.314), BYD Seagull (28.797) e Tesla Model Y (26.356). O primeiro entre os modelos “não eletrificados” é o Nissan Sylphy, com 24.270 unidades em abril.

Um dos aspectos mais interessantes é que o Tesla Model Y não foi o modelo totalmente elétrico mais vendido no mês passado. O BYD Seagull conseguiu um feito e pode ser um ponto de virada após alguns anos de domínio da Tesla.

Os 10 plug-ins mais vendidos em abril:

  1. BYD Song: 54.300 (8.403 BEVs + 45.897 PHEVs)
  2. BYD Qin Plus: 46.314 (15.479 BEVs + 30.835 PHEVs)
  3. BYD Seagull: 28.797
  4. Tesla Model Y: 26.356
  5. BYD Yuan Plus (também conhecido como Atto 3): 23.327
  6. BYD Han: 20.535 (8.859 BEVs + 11.676 PHEVs)
  7. BYD Destroyer 05 (PHEV): 20.363
  8. Aito M9: 15.139 (2.030 VEBs + 13.109 PHEVs)
  9. Wuling Hong Guang MINI EV: 12.445
  10. Aion S: 11.889

Após os primeiros quatro meses, a família BYD Song e a família BYD Qin ampliaram sua vantagem sobre as demais, enquanto a distância entre o Tesla Model Y e o BYD Seagull diminuiu ligeiramente.

Os 10 principais plug-ins de janeiro a abril:

  1. BYD Song: 191.220 (28.806 BEVs + 162.414 PHEVs)
  2. BYD Qin Plus: 153.803 (40.612 BEVs + 113.191 PHEVs)
  3. Tesla Model Y: 126.722
  4. BYD Seagull: 99.116
  5. Aito M7 (EREV): 78.858
  6. BYD Yuan Plus (Atto 3): 70.319
  7. BYD Han: 58.129 (20.204 BEVs + 37.925 PHEVs)
  8. Wuling Hong Guang MINI EV: 56.660
  9. BYD Destroyer 05 (PHEV): 52.519
  10. BYD Dolphin: 48.266

* As versões BEV e PHEV dos mesmos modelos foram agrupadas na fonte.

Marcas

BYD continua a dominar o mercado chinês de plug-ins, com 29,8% de participação no segmento de carros plug-in (31,9% quando inclui suas marcas satélites), o que não deve mudar tão cedo.

Principais marcas por participação no segmento de plug-in em janeiro-abril:

  • BYD: 29,8%
  • Tesla: 6,5%
  • SAIC-GM-Wuling: 5,3%
  • Geely: 4,6%
  • Aito: 4,4%
  • Li Auto: 4,2%

Principais grupos automotivos por participação no segmento de plug-in em janeiro-abril:

  • BYD: 31,9%
    incluindo as marcas Denza, Fang Cheng Bao e Yangwang
  • Geely-Volvo: 8,4%
  • SAIC: 8,0%
    incluindo a joint venture SAIC-GM-Wuling (entre SAIC, GM e Liuzhou Wuling Motors)
  • Tesla: 6,5%
  • Changan: 6,5%

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