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Geração Z está mais aberta aos carros elétricos chineses do que pensamos

No entanto, a maioria dos norte-americanos ainda tem preocupações com a segurança cibernética dos carros chineses.

A possível presença de carros elétricos chineses nos EUA tornou-se rapidamente uma questão polêmica. Percebemos reações profundamente polarizadas à nossa reportagem sobre o Salão de Pequim. No entanto, a diferença entre o que alguém diz on-line, o que uma autoridade eleita dirá atrás de um palanque e as crenças que as pessoas realmente têm podem ser coisas muito diferentes.

A empresa de pesquisa automotiva AutoPacific compartilhou algumas informações esclarecedoras que podem ir contra (ou confirmar, dependendo da sua opinião) o que os americanos pensam sobre os carros elétricos chineses. O grupo descobriu que os americanos estão bastante abertos aos veículos elétricos chineses, especialmente se forem compradores mais jovens.

Para a pesquisa, a AutoPacific consultou 800 pessoas com idades entre 18 e 80 anos. A partir dessa pesquisa, o grupo descobriu que cerca de 36% de todos os usuários entrevistados disseram que “definitivamente” ou “talvez” considerariam um veículo elétrico da marca chinesa. Ainda assim, esse número dispara para incríveis 76% quando analisamos apenas os dados de compradores com menos de 40 anos. A geração do milênio e a geração Z estão muito abertas a um veículo elétrico da marca chinesa.

Por quê? Ed Kim, presidente e analista-chefe da AutoPacific, tem algumas ideias. Não é segredo que os Millenials e a Geração Z não estão tão bem economicamente em comparação com as gerações anteriores (leia-se: falidos). Os veículos chineses parecem prometer muito conteúdo por pouco dinheiro.

“A pesquisa da AutoPacific mostrou que um dos principais motivos pelos quais muitos americanos hesitam em relação aos VEs é o preço de compra, e os VEs da marca chinesa poderiam oferecer produtos atraentes que poderiam gerar entusiasmo pelos VEs a preços muito mais acessíveis”, disse Kim. “Para os jovens com pouco dinheiro, um veículo elétrico com preço razoável e repleto de recursos seria exatamente o que eles estão procurando.”

É claro que isso não significa que tudo são flores para as montadoras chinesas. Todas as faixas etárias se mostraram igualmente preocupadas com a proteção de dados e os riscos de segurança cibernética que poderiam vir com um veículo elétrico chinês. Mesmo entre o público com menos de 40 anos que estaria aberto a um veículo elétrico chinês, pelo menos 68% de todos os pesquisados estavam preocupados com questões relacionadas à segurança cibernética se os veículos chegassem aos EUA.

Mas, mais uma vez, essas preocupações parecem secundárias. A pesquisa também revelou que, se os carros chineses fossem fabricados nos EUA, todas as faixas etárias (incluindo o público acima de 60 anos) estariam mais dispostas a considerar os veículos. Kim também acha que essas preocupações incômodas com a segurança cibernética desapareceriam, já que  “a maioria dos smartphones conectados, relógios inteligentes, laptops e dispositivos domésticos conectados que usamos todos os dias são, de fato, fabricados na China”.

Essa é provavelmente uma notícia de sentimento misto para as montadoras chinesas e também para as americanas, europeias, japonesas e coreanas. Para a China, essa pesquisa mostra a promessa de que o segundo maior mercado de automóveis é receptivo a seus produtos, apesar da escalada da Guerra Fria Automotiva (e, na verdade, da escalada das tensões comerciais em geral) entre as duas nações.

No entanto, será difícil agir com base nisso, pois uma tarifa de mais de 100% sobre os veículos elétricos chineses colocou um obstáculo significativo para qualquer uma dessas marcas vender nos EUA.

Para as outras, isso mostra o quanto elas ficaram para trás e não conseguiram se envolver com os compradores. Sem dúvida, a parte mais impressionante da pesquisa da AutoPacific é o quanto todas as faixas etárias estão cientes dos carros elétricos da marca chinesa.

Como é possível que eles conheçam essas marcas? Provavelmente, pelas mídias sociais.

“Eu realmente acho que a mídia social torna o mundo muito menor e aumenta a conscientização sobre produtos e tecnologias que estão disponíveis em outras partes do mundo”, disse Kim. “Isso cria consciência e até mesmo demanda por produtos interessantes e atraentes que não estão disponíveis aqui. Eu diria que isso se aplica totalmente aos automóveis, o que, no caso dos veículos chineses, fala não apenas aos entusiastas de veículos, mas também aos entusiastas de tecnologia.”

Talvez isso esteja ligado à crítica do Departamento de Estado dos EUA ao TikTok; os americanos temem que ele possa influenciar seus usuários a mando do governo chinês. Assim, alguns poderiam insistir que o interesse dos consumidores americanos pelos veículos elétricos chineses não é totalmente orgânico e é meramente uma função do governo chinês para fazer com que o mundo compre seus produtos.

Talvez haja um pouco de neo-McCarthyismo misturado com um pouco de verdade. Mas os americanos estão vendo o que está acontecendo no exterior e estão intrigados.

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